Parque Nacional do Iguaçu encanta participantes da largada à chegada.
Paixão à primeira vista. Esse é o sentimento gerado nos corredores que estreiam na Meia Maratona das Cataratas. A oitava edição da prova revelou o encantamento de participantes brasileiros e estrangeiros com o “desafio mais fascinante”, realizado no Parque Nacional do Iguaçu, no último domingo, com recorde de três mil inscritos.
Durante o percurso, é comum ouvir os atletas eufóricos elogiando o cenário, seja ao longo da rodovia ladeada pela floresta, seja quando passam pelas Cataratas do Iguaçu, com direito ao “tchauzinho” para a foto. É um privilégio correr no Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Os elogios ganham corpo na linha de chegada. O paraguaio Freddy Arnaldo Rojas Pino, 26, ficou encantado ao completar a prova. “Impressionante. Vale a pena. A paisagem é muito charmosa, muita linda. Corri nas Cataratas. O que mais posso pedir?”, disse o atleta de San Lorenzo.
Morador de Bauru (SP), Luciano Willian dos Santos da Silva, 40, completou a corrida com muito entusiasmo, força e energia. Ele destacou a essência espiritual comum entre os corredores. “Agradeço a Deus por chegar inteiro. Vamos prosseguir. Que a gente nunca desista da nossa missão de fazer atividade física”, afirmou.
Também do estado de São Paulo, mas da cidade de Taubaté, Leandro Lessa, 44, não poupou palavras para descrever a prova. “É maravilha, espetacular, emocionante… Superação total. É maravilhoso ver esse pessoal todo do bem vibrando. É muito gostoso, muita saúde. Indescritível.”
Quem é do Paraná narrou a experiência de estrear no desafio. “Corro há 31 anos, mas hoje é minha estreia aqui. Foi muito gratificante”, contou Ademir Barizon, 61, de Nova Esperança (PR). Residente em Maringá, Valdirene das Graças Moreira, 41, superou sua expectativa. “Apesar do esforço, deu para curtir a paisagem”, resumiu.
Para Lina Cáceres, 43, de Assunção, a paisagem é única, muito charmosa. “Voltarei no próximo ano”, disse, embalada pelo “mar” de sedução do Parque Nacional do Iguaçu. A declaração de amor ao completar a sua primeira Meia Maratona das Cataratas confirma o sentimento dos veteranos na prova: é uma experiência singular.
O corredor Paulo Roberto Donato, 60, é um exemplo dessa paixão. Ele disputou as oito edições da corrida. “O percurso é desafiador e maravilhoso. Essa prova a gente termina já pensando na próxima, porque ela é diferente, especial e única”, ressaltou o atleta de Campo Grande (MS).
4 Comments
Débora Soeiro - São Paulo - SP
Chegar nas cataratas foi de arrepiar. Adorei a prova! O tempo final de prova não me agradou, fato este insuficiente para atrapalhar o dia, pois a paisagem que vi ao chegar nas Cataratas foi de arrepiar. Foi minha primeira participação e gostei muito do percurso, e da organização proporcionada pelo evento. Além de fazer o que mais amo na vida, correr, foi possível conhecer uma das sete novas maravilhas da natureza ao mesmo tempo. Cuidarei do joelho para voltar no próximo ano!
Claudio Redlevinski
Parabéns pela organização. Apesar do frio de 3 graus a prova foi nota 10. Parabéns pela organização.
Sandra Toazza – Rio de Janeiro/RJ
Trajeto ficou simplesmente fantástico. Parabéns pela organização.Esse trajeto ficou simplesmente fantástico. O mais legal foi poder acompanhar os atletas na volta. 2013 que me espere.
Getulio Come Chão – Brasília /DF
Gostei do novo percurso. Mais uma vez, a Meia Maratona das Cataratas, foi um sucesso. Gostei do novo percurso. Pretendo continuar participando de todas as edições