Os atletas de elite inscritos na 8ª Meia Maratona das Cataratas destacaram a expectativa para a prova durante coletiva de imprensa, neste sábado (13), no auditório do Parque Nacional do Iguaçu.
A apresentação oficial reuniu ainda autoridades e organizadores da corrida, marcada para domingo (14), a partir das 9 horas. Nesta edição, a prova bateu, mais uma vez, o recorde de inscrições, com cerca de três mil corredores do Brasil e do exterior.
Na conferência, Giovani dos Santos, bicampeão da Volta Internacional da Pampulha (2012 e 2013) e melhor brasileiro na São Silvestre em 2012 e 2013 (com o quarto lugar), ressaltou o entusiasmo para participar da corrida.
“Há uma expectativa muito positiva quanto à prova, apesar de eu vir de uma recuperação no pé esquerdo. Espero fazer uma excelente corrida, disputar de igual com os outros atletas de elite, sem esquecer de aproveitar este cenário e o clima especial do evento”, disse Santos.
A atual campeã da Meia Maratona das Cataratas, a queniana Nancy Jepkosgei Kiproc, afirmou que pretende, caso necessário, improvisar durante a corrida para conquistar o bicampeonato. “Quero fazer novamente uma grande prova e improvisar ao longo do percurso. Também estou muito feliz pelo convite e por estar novamente aqui em Foz do Iguaçu”, reforçou.
Clima – A Meia Maratona das Cataratas promete disputas acirradas com a presença de atletas de elite do atletismo nacional e internacional. A expectativa é repetir os ótimos tempos registrados no passado, pois a corrida receberá campeões, líderes de ranking e atletas em evolução.
Nem mesmo a previsão de temperatura acima de 20 graus durante a prova preocupa os atletas. “Estou bem preparado para as condições da corrida e acho que a temperatura não vai atrapalhar nosso desempenho. Quero fazer uma boa e equilibrada prova”, disse o corredor Edmilson Santana, que conquistou o primeiro lugar na Maratona Internacional do Rio em 2014.
Vencedora de vários prêmios em corridas nacionais, Roselaine Souza Silva também acredita que o clima não prejudicará o resultado dos atletas e que a disputa será acirrada de qualquer forma. “Estou muito feliz em competir aqui nas Cataratas e tenho certeza que a prova será de alto nível e muito disputada, independente do fator clima, porque estamos todos muito bem preparados”, frisou.
A mineira foi a melhor brasileira na Meia Maratona das Cataratas de 2012 e 2013, na quarta e na sexta colocação. Este ano ela venceu o Faz 21 Embratel, ficou em terceiro nos 21 km de João Pessoa, e foi sexta na Maratona do Rio.
Organização – Os organizadores da prova destacaram a evolução e a importância do evento para a divulgação de Foz do Iguaçu no cenário nacional e a valorização do esporte e da natureza. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, ressaltou a homenagem ao centenário de Foz do Iguaçu.
“Este ano, o evento faz uma justa homenagem ao aniversário de cem anos de Foz. O troféu da prova vai levar o nome do centenário de Foz do Iguaçu, e isso é mais um fator de relevância para vocês atletas levarem este troféu para casa”, salientou Pegoraro.
O gerente-geral da Cataratas do Iguaçu S.A., Adélio Demeterko, mencionou o envolvimento da equipe organizadora da prova. “A Meia das Cataratas é um evento consolidado que já faz parte do calendário nacional de corridas de rua. A cada ano, estamos trabalhando para fazer uma prova melhor, e isso só é possível graças ao apoio de muitas pessoas e instituições de Foz do Iguaçu.”
Realização – A corrida é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio), com promoção da RPCTV – TV Globo e patrocínio da Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal, além de apoio da Gatorade, Mabu Hotéis & Resort, Fila, Fundo Iguaçu e Duty Free.
Serviço
8ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu
Data: 14 de setembro de 2014
Meia das Cataratas –Troféu “Centenário de Foz do Iguaçu”
www.meiamaratonadascataratas.com.br
www.facebook.com/MeiadasCataratas
www.twitter.com/meiamaratonameia
maratona@cataratasdoiguacu.com.br