A 7ª Meia Maratona das Cataratas contou com a participação de quatro para-atletas, três deles cadeirantes. Sem dúvida, o esforço de todos para completar os 21 quilômetros do percurso dentro do Parque Nacional do Iguaçu foi muito maior. A garra dos corredores arrancou aplausos dos voluntários ao longo do trajeto e da torcida na linha de chegada.
Aos 26 anos, o curitibano Ezequiel Pinheiro da Rocha veio correr em Foz do Iguaçu pela segunda vez e afirmou que, além de força nos braços, é preciso muita concentração para não desistir. “Me preparei melhor para esta edição”, afirmou o corredor, que teve paralisia infantil aos 2 anos e meningite aos 19 anos.
Minutos antes da prova, já pronta para a largada na cadeira adaptada, Erinelda da Silva dava os últimos retoques na maquiagem. Ela veio de Canoas, na Grande Porto Alegre, decidida a vencer de vez a depressão que a impediu de participar de outras provas. “A minha reestreia foi em Foz do Iguaçu”, declarou.
Diagnosticado com câncer aos 11 anos de idade, Antonio Madrid, outro morador de Curitiba, em oito meses teve suas duas pernas amputadas. Mesmo diante de várias dificuldades, seguiu sua vida. Estudou, casou, teve dois filhos e adotou a corrida como esporte. Hoje ele é consultor de negócios, seu próprio patrocinador e mecânico.
“Decidi ser feliz do jeito que pude, e já que ano passado, na minha primeira vez na Meia das Cataratas, minha cadeira quebrou no quarto quilômetro, voltei este ano para completar a prova”, disse Antonio, feliz da vida.
Organização – A 7ª Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio). A organização é da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte e da Yescom, empresa referência em eventos esportivos no Brasil.
A promoção é da RPCTV – TV Globo, com patrocínio da Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal e Correios, além de apoio da Powerade, Mabu Hotéis & Resort, Fila, Fundo Iguaçu, Semp Toshiba, Marcopolo, Duty Free e Montevergine.
Meia das Cataratas
www.facebook.com/MeiadasCataratas
www.twitter.com/meiamaratona
(Grampo Comunicação. Foto: Marcos Labanca)